• Instagram StockZero
  • Facebook StockZero

Desenvolvido por Azzo Marketing Total

logo-grupostock-RGB.jpg

DESCONTROLE DE ESTOQUE: O PERIGO SILENCIOSO

Você tem total controle do estoque de sua empresa? Se ficou em dúvida, pode estar sofrendo sérios prejuízos. O controle de estoque ocupa um lugar estratégico na empresa, muito além do controle de entradas e saídas de mercadorias Seu descontrole pode acarretar uma série de desventuras, afetando diretamente nos lucros. Vamos listar algumas delas:

1 - Oportunidade para furtos
Esta falta de controle do estoque pode dar brecha para furtos sem que você perceba, tanto por parte dos clientes como dos funcionários. Pesquisas mostram que 77% das empresas brasileiras já sofreram esse tipo de furto.

2 - Perda de clientes
Quando há descontrole do estoque, determinados produtos podem vir a faltar, levando o consumidor a buscar outra empresa que possua o item desejado.

3 - Encalhe de mercadoria
O excesso de estoque pode gerar prejuízo, a medida que os produtos estão em quantidade excessiva, podem ficar estagnados, fazendo com que se demore muito tempo até recuperar o capital que foi investido.

4- Diminuição do lucro
Sem o controle do estoque, você pode perceber que sua matéria prima ou produto está acabando, o que gera uma compra de última hora impossibilitando negociar com o fornecedor melhores prazos e preços.

Sendo um dos ativos mais importantes do capital circulante da empresa, já que pode ser liquidado a qualquer momento, o controle de estoque deve ser visto de maneira estratégica, integrando-se aos diversos setores da empresa, já que impacta diretamente em várias atividades — desde a produção até o financeiro e comercial da empresa.

Ter uma empresa bem sucedida exige paciência, perseverança e muito controle. É preciso saber tudo o que está acontecendo no seu negócio e ainda prever possibilidades. O controle do estoque é mais um desses cuidados necessários, por isso apostar em soluções que facilitem esse tipo de processo representa ganhos significativos de tempo e dinheiro para sua empresa.